,

Coca e Pepsi: A briga pela $aúde!


O primeiro lançamento foi o da água com sabor Aquarius, nas versões laranja e limão, distribuídas inicialmente no Rio de Janeiro e Ribeirão Preto. “Em dez meses, vendemos três vezes mais do imaginávamos”, diz Andréa Mota, diretora de marketing de novas bebidas da Coca-Cola.

O contra-ataque da Pepsi não demorou. A empresa lançou - primeiro em São Paulo - a H2OH!, que é 99% água, tem metade do gás de um refrigerante comum e leva ainda 1% de suco de limão e vitaminas do complexo B. Como não tem calorias, o produto compete no setor das bebidas light e diet e, desde que chegou à mesa do consumidor, não pára de ganhar mercado. “Em outubro, tínhamos 2% das vendas do segmento diet/light em São Paulo. Em novembro pulamos para 9% e em dezembro, chegamos a 11,2%, diz Gustavo Siemsen, diretor de marketing da Pepsi.


Coca reagiu. Lançou no mês de Janeiro, no Rio Grande do Sul, a

Coca-Cola Zero, com o mesmo sabor da Coca original (o que a versão light não alcançou), e sem nenhuma caloria (a prima light tem 1 caloria). A nova Coca deve chegar ao restante do País até o final do ano. “Pretendemos atingir o consumidor jovem, que
está preocupado com a forma, mas não abre mão do sabor original da Coca-Cola”, diz Ricardo Fort, diretor de marketing da companhia. Há quem comente, ainda, que a light ficou estigmatizada como bebida de “tiozinho”.


A Pepsi também foi ágil. Apresentando no início do ano, em Porto Alegre, e que chega agora em São Paulo, um refrigerante com o mesmo conceito: a Pepsi Max, de sabor igual ao regular, mas sem açúcar. A idéia é ampliar a distribuição nacionalmente até o final do primeiro semestre.


Mas nada é garantido nessa disputa, recheada de novidades. A mais intrigante delas, o Enviga, ainda não tem data para chegar ao Brasil. Fabricada pela Coca-Cola, a bebida estreou há dois meses nos EUA prometendo nada menos do que emagrecer. Isso mesmo: a companhia garante que três latas do Enviga, que leva o mesmo antioxidante do chá verde, queimam de 60 a 100 calorias. Se a bebida emagrece ou não, isso é assunto para os médicos. O certo é que, na onda de bebidas mais saudáveis, Pepsi e Coca não vão economizar munição para ganhar o consumidor.

1 comentários:

Joel disse...

Acho dificil aparecer algo melhor q H2OH!

Postar um comentário

 
Copyright 2009 Terceiro Dia
BloggerTheme by BloggerThemes | Design by 9thsphere