,

Emoticons é objeto de estudo em Universidade no Japão

Emoticons refletem diferenças culturais, diz estudo

A rede mundial pasteurizou muitos costumes locais, mas as janelas da alma continuam a ser abertas de formas diferentes no Ocidente e no Oriente.

De acordo com estudo das universidades de Hokkaido (Japão) e de Alberta (Canadá), americanos e japoneses expressam alegria e tristeza por meio de seus teclados nos chats usando símbolos diferentes.

Esse comportamento reflete as diferenças culturais das duas regiões e mostra que traços tradicionais dos povos continuam bem delineados, mesmo com a integração promovida pela internet.

Um dos pontos de pesquisa dos estudiosos foram os emoticons, rostos básicos feitos com caracteres do teclado.

Os desenhos dos internautas japoneses expressam os sentimentos de seus autores por meio dos olhos. Os americanos expressam a alegria e a tristeza modificando a posição da boca dos seus emoticons.

"A comunicação pela internet mostra importantes diferenças no intercâmbio cultural do reconhecimento de emoções, uma vez que as pessoas tendem a olhar para os formatos dos olhos e da boca para julgar as emoções de terceiros", explicou o psicólogo da Universidade de Hokkaido, Masaki Yuki, em entrevista por e-mail à Folha.

Yuki reconhece que os emoticons são mais usados por adolescentes, mas enxerga na moda da internet uma maneira de entender melhor o comportamento dos povos.

"Tanto o Japão quanto o Brasil são considerados países com culturas coletivistas, mas a natureza desses coletivos podem ser diferentes. Os brasileiros são mais abertos e diretos, enquanto os japoneses são mais retraídos e indiretos. Creio que as pessoas tendem a olhar primeiro para a boca de seus interlocutores em países onde a expressão facial é mais aberta", disse Yuki.

Fonte: Folha Online

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright 2009 Terceiro Dia
BloggerTheme by BloggerThemes | Design by 9thsphere