,

Blog estrangeiro fala sobre Transporte Metropolitano de Curitiba

Estava eu lendo meus feeds, e qual não foi a minha surpresa em ver que, um dos feeds que assino, um blog gringo sobre designe, arquitetura e urbanismo, o inhabitat, escreveu um post sobre transportes, e falava justamente sobre o renomado sistema de transportes de Curitiba, considerado um dos mais eficientes do Brasil, e modelo já muito copiado em outros países.

Fiquei muito orgulhoso, pois, num país que é conhecido internacionalmete pelo turismo sexual, pelo carnaval, pela corrupção e pela violência, ser reconhecido por idéias inovadoras como esta, que transformam cidades, trazem qualidade de vida, e que mais que isso, é importada para outros países, isso sim é fantástico.



Segue abaixo pequeno trecho traduzido do post.

[...] Este sistema revelou-se tão bem sucedido que tem inspirado o TransMilenio em Bogotá, Colômbia, bem como a Orange Line de Los Angeles, California, e de um futuro sistema de transportes na Cidade do Panamá, Transmetro sistema na Cidade da Guatemala, Guatemala, e O Metrobús da Cidade do México. Muitos sistemas de transportes público não podem dizer isso. [...]

Veja o post na íntrega clicando aqui

3 comentários:

Andre L. Soares disse...

Curitiba é mesmo um dos lugares mais lindos e organizados que já conheci. Sua arquitetura e infra-estrutura urbana são dignas do máximo reconhecimento. Além disso é um dos mais importantes pólos culturais do País. Adoro quando tenho a oportunidade de voltar a esta cidade, cujo povo é generoso e hospitaleiro. Adorei a postagem.

Grande abraço!

July disse...

Em todo lugar tem favela tem pobreza, nao existe um lugar perfeito , mas se comparado curitiba com as outras capitais do brasil, ela é sim a melhor, mas bem cuidada, mais limpa, o transito nao é tao catastrofico .. eu nao sei qual é seu problema contra curitiba nilson se é inveja pq vc nao mora em curitiba ou se mora entao vc nao conhece o mundo a fora , pq eu sou curitibana mas moro no RJ ultimamente.. e posso dizer q nao vejo a hora de voltar pra curitiba pois nao se compara , a diferença é astronomica, me desculpem os cariocas mas o RJ definitivamente esta um terror tanto na violencia quanto no calor quanto no transito, quanto na pobreza e quanto no mal cheiro, um trajeto q eu demoraria 40 minutos q é da minha casa ao meu serviço levo 2h e meia , e issu me intristece mto pq o rio tem mtas qualidades mas pena q o governo nao faz nada pra ajudar a população mais carente, o governo do rio só sabe mostra o cristo e o pao de açucar e esquece de todo o resto é mto triste, devemos ter orgulho de curitiba q apesar de seus locais mais pobres, a pobreza nao chega nem perto de outros estados brasileiros e existem muitos projetos em cima desses locais menos desprovidos, seria bom o nilson da uma pesquisada

Anderson Vianna disse...

Bem, se formos falar de violência e cunho social... O Brasil inteiro está em pendência, né Sr. Nilson ? Se não gosta de Curitiba, dê o fora !!! Realmente temos os mesmos problemas de qualquer metrópole urbana, mas ainda é uma cidade boa de se morar. Região metropolitana já não é mais somente Curitiba, e sim responsabilidade de outros municípios, outras gestões. Amo esta cidade, vim do Rio de Janeiro ( onde morei por 22 anos ) e o sistema de Transporte é realmente diferenciado. Está defasado, é verdade, por culpa única e exclusivamente da gerenciadora do sistema ( URBS ) que não acompanha o ritmo de crescimento da cidade, e tem técnicos urbanísticos arcaícos e que são extremamente egocêntricos. A modernidade é tudo. Visto o próprio Transmilênio, que foi um dos primeiros à adotar o sistema RIT e com aperfeiçoamentos. Utilizo o sistema todos os dias, e posso afirmar que com simples alterações e modernizações bem irrisórias, seria muito mais atrativo e útil. Mas, isso já pende para o lado político da coisa.

Postar um comentário

 
Copyright 2009 Terceiro Dia
BloggerTheme by BloggerThemes | Design by 9thsphere